Atividade física na menopausa

Post por
Tempo de Leitura: 2 minutos

Com a queda hormonal a prática de atividade física é fundamental para garantir bem estar e disposição na menopausa.

Com a queda hormonal a prática de atividade física é fundamental para garantir bem estar e disposição na menopausa.

Perto dos 45 anos, em média, o corpo feminino vivencia a queda de dois hormônios típicos da menopausa: o estrogênio e a progesterona. Isso provoca alguns efeitos colaterais, como redução do metabolismo, oscilação do humor e maior risco de osteoporose.

Durante e depois da menopausa as mulheres tendem a perder massa muscular e acumular gordura abdominal. Além disso, a queda na produção do hormônio estrógeno aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Se você está passando por isso, ou irá passar em breve, sabemos que essas notícias não são animadoras. Mas nosso objetivo não é te desaminar, mas sim te orientar e te apoiar nessa fase, falando com honestidade sobre como podemos vivê-la com leveza.

Os exercícios físicos podem ser o caminho para amenizar esses efeitos colaterais. Eles contribuem tanto para a saúde física quanto mental. Desse modo, a prática regular diminui o risco de hipertensão, melhora o colesterol, fortalece os ossos e músculos e reduz o risco de doenças como o Alzheimer. Além disso, os exercícios também liberam endorfina na corrente sanguínea, responsável pelo bem-estar físico e emocional.

Segundo a Mayo Clinic @mayoclinic, há evidências de que exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhar, podem ajudar a aliviar alguns sintomas relacionados a menopausa em muitas mulheres.
A melhor maneira de colher os benefícios da caminhada é incorporá-la à sua rotina semanal. Para atingir os 150 minutos recomendados de exercício por semana, faça pelo menos uma caminhada de 30 minutos cinco dias da semana. Para ajudar a construir a rotina, programe-se para se exercitar no mesmo horário todos os dias. Prefira sempre caminhadas ao ar livre para mudar de cenário e aproveitar os benefícios adicionais do ar fresco, da natureza e do sol.

A musculação também é uma excelente opção para fortalecer os músculos e os ossos, que tendem a ficar mais frágeis e quebradiços nessa fase da vida da mulher.
E, não importa se você gosta de correr, andar, fazer yoga, jogar tênis ou beach tennis, se prefere exercícios mais agitados ou menos, o importante é se mexer, é colocar o corpo em movimento e praticar uma atividade que te de prazer.

Deixe um comentário