Atividade física e saúde óssea

Post por
Tempo de Leitura: 3 minutos

Quais são os riscos associados à atividade física durante a menopausa, especialmente em relação à saúde óssea?

Que a menopausa é um período de transição hormonal, todas nós já sabemos. Mas o que muita gente não sabe é que, além de todos os “babados” que essa transição causa na gente, também devemos nos preocupar com o tipo de atividade física que iremos praticar. E que fique claro: NÓS PRECISAMOS TREINAR NA MENOPAUSA.

Quando entramos nessa nova fase da nossa vida, caso não façamos uma terapia hormonal, os níveis de estrogênio diminuem, o que pode levar à perda óssea e aumento do risco de osteoporose.

Treinar pode e é benéfico para a saúde óssea durante a menopausa, exatamente para realizar a função inversa que a ausência do estrogênio causa: aumentar ou manter a densidade óssea, reduzindo os riscos de fraturas.

No entanto, caso a sobrecarga mecânica seja excessiva e na fase errada, as articulações sofrerão um desgaste perigoso, pois há uma perda de líquido sinovial gerado pela queda hormonal, o que torna as articulações menos flexíveis e mais vulneráveis a lesões.

Por isso, é importante que as mulheres pratiquem exercícios de baixo impacto e evitem movimentos bruscos que possam sobrecarregar as articulações, caso não tenham um bom passado ou um presente com bastante treino de fortalecimento muscular (hipertrofia).

Outro risco é a falta de suporte nutricional adequado. Durante a menopausa, a absorção de cálcio fica reduzida, o que pode afetar mais uma vez, nossos ossinhos.

Cálcio, vitamina D e água, é o trio da vez! Mas isso eu deixo para as nossas nutris.

Por fim, vou recomendar algumas coisas e indicar que você evite outras para facilitar:

* Treine musculação! Seja em aparelhos, com o peso do corpo ou com pequenos equipamentos que causem resistência muscular e provoquem a hipertrofia dessas miofibrilas que tanto precisamos manter.

* Só faça exercícios com impacto caso você tenha certeza de que está suficientemente hidratada, que tem músculos suficientes para suportar o impacto, e que suas articulações tenham preparo para possíveis pisos irregulares – não esqueçam que as articulações, mesmo bebendo muita agua, estão menos flexíveis e, qualquer torção, pode provocar uma inflamação ou até rompimentos de ligamentos e tendões.

* Alongue, aqueça todo o seu corpo antes de começar qualquer atividade (até para uma noite de muita dança em alguma festa, caso você vá usar um saltinho).

* Ao menor sinal de dor muscular bem pertinho de alguma articulação e/ou dor direto na articulação (joelhos, cotovelos, ombros, quadril, tornozelo, planta dos pés, etc.), pare o que está fazendo na hora. O corpo fala e a gente precisa escutá-lo o tempo todo.

* Procure um médico especialista em menopausa pra acompanhar você nessa maturidade linda, que pode ser bem mais leve do que você imagina.

Um abraço carinhoso,

JULIANA CARDOSO CALHEIROS
EDUCADORA FÍSICA
FUNDADORA DA MATERNA FIT
@maternafit @juliana_cardoso_calheiros

 

 

Deixe um comentário