Como criar diálogo com seu filho adolescente?

Post por
Tempo de Leitura: 2 minutos

A adolescência é uma fase de mudanças e descobertas e nem sempre os pais estão preparados para o turbilhão de emoções que acompanham esse período.

Hoje me deparei com uma estratégia proposta pela educadora parental Claúdia Alaminos que me fez parar para pensar. A proposta é a seguinte: “Quando estiver com seu filho, enumere 5 coisas pelas quais você é grata e pergunte pelo que ele é grato. Pode fazer o mesmo com sonhos para o futuro, lugares que quer conhecer, pessoas ilustres com quem gostaria de conversar, de agora e do passado. Vamos nos conhecer melhor e aumentar a conexão.”

A verdade é que desde que meus filhos eram pequenos tento contar histórias da minha infância que tragam conexão com o momento vivido por eles e os ajudem a ver que a vida é cíclica, que várias situações pelas quais eles passam hoje, nós também já passamos 30 anos antes. Lógico que cada época tem algumas características distintas, mas a verdade é que toda criança vai ter um amigo que vai deixar de falar com ele sem motivo aparente, um grupo que não vai deixá-la jogar bola ou pular corda, vai ter ciúmes do novo amiguinho que seu melhor amigo acabou de fazer e por ai vai.

A questão é que conforme eles crescem, as oportunidades de conversa parecem diminuir. São provas, aulas extras, amigos ao telefone, inúmeros motivos que os deixam mais indisponíveis e menos propensos a conversar com o pai ou a mãe.

Mas, lendo essa estratégia acima, me animei em colocar em prática. Já imagino a troca de figurinhas quanto as pessoas ilustres que gostaríamos de conhecer e conversar, as viagens a fazer e quem sabe, se eles se sentirem realmente à vontade e confiarem, até não contem seus sonhos mais guardadinhos. Porque criança falar que vai ser bombeiro ou astronauta, bailarina ou veterinária é fácil. Difícil é adolescente abrir o coração e deixar você entrar neste lugar super reservado que muitas vezes eles não abrem para ninguém.

O que sei é que todas as fases têm seus desafios e suas graças. Ter a oportunidade de conversar com filhos adolescentes é uma delícia, é lindo ter um vislumbre do que serão quando adultos e escutar planos que parecem tirados de filmes de ação, mas nada é mais gratificante para uma mãe do que ver seus filhos crescendo e criando asas. Que eles voem, mas sabendo que existe um ninho para onde sempre poderão voltar.

CAROLINA SINEME REGINATO, 48
MÃE DO ANTÔNIO 14 E BEATRIZ 12
SÓCIA FUNDADORA KUNDA UNIVERSO FEMININO 40+
@SOUKUNDA_

 

 

 

 

Deixe um comentário