Ayurveda e o inverno

Post por
Tempo de Leitura: 5 minutos

A Ayurveda, sistema de saúde milenar de origem indiana, tem ganhado mais interesse e ajudado cada vez mais pessoas a viverem um estilo de vida com mais saúde e equilíbrio.

A Ayurveda apresenta um conjunto de diretrizes sazonais conhecido como Ritucharya, com “ritu” se traduzindo em “temporada” e “charya” se traduzindo em “diretrizes”. Cada estação do ano demanda ajustes em nosso estilo de vida que nos ajudam a ter mais bem-estar, evitar doenças e garantir uma mente clara, corpo mais saudável e espírito pleno o ano todo.

Os doshas – vata, pitta e kapha – governam não apenas nossa própria constituição, mas também todos os outros elementos na terra. Portanto, em vez de verão, outono, inverno e primavera, a Ayurveda divide as estações em estação pitta (que inclui os dias mais quentes e longos do ano – do final da primavera ao início do outono); estação vata (que vai do final do outono ao início do inverno); e estação kapha (da parte mais fria do inverno até a primavera).

Para facilitar a associação dos doshas com nossas estações de ano, podemos considerar que o verão é mais caracterizado pelo dosha pitta, o outono mais pelo dosha vata, o inverno mais pelo dosha kapha e a primavera um momento de transição e diminuição de kapha.

O dosha predominante na sua constituição aumenta durante a estação que o governa, portanto, precisamos tomar cuidado ao escolher alimentos e atividades para não agravá-lo.

A alimentação é especialmente importante. Quando você come fora de sincronia com a natureza, mesmo seguindo uma dieta “saudável”, as consequências podem incluir um sistema imunológico comprometido, ganho ou perda de peso prejudicial à saúde, pele e cabelo de baixa qualidade, entre outras questões. Comer “ayurvédicamente”, de acordo com as estações do ano, não só faz você se sentir bem no momento, mas também é uma medida preventiva de saúde poderosa.

Neste texto vamos nos preparar para o Inverno com dicas e mudanças na rotina que podem trazer benefícios as pessoas independente do seu dosha.

Ayurveda e o inverno: estação do dosha Kapha

O inverno é um momento onde os dias ficam mais frios e mais escuros, onde há uma quietude e sonolência particular. A temporada de inverno é o antídoto perfeito para a mobilidade acelerada do verão e outono. Este é um momento para descansar, refletir, manter o espaço, visão, hibernar e retirar parte de sua energia focada externamente e direcioná-la para dentro. Esta é uma estação do ano predominantemente associada ao dosha kapha mas que também tem elementos de vata.

Cuidados com o Kapha no inverno

O dosha kapha é visível na estação do inverno pelo clima frio, sensação de peso, aumento da umidade (geralmente na forma de chuva ou neve), dias cobertos de nuvens e a sensação de lentidão e aterramento que leva muitos animais à hibernação.

Para equilibrar o Kapha no inverno é importante cultivar um coração leve e um senso de propósito, para evitar a letargia.

Convide calor para sua mente, corpo e relacionamentos e crie oportunidades frequentes de diversão e risos. Tente evitar pressa. Em vez disso, faça um esforço concentrado para abraçar um ritmo mais lento e relaxado durante os meses mais frios.

Este é um ótimo momento para se envolver em relacionamentos significativos e socializar, mas equilibre seu gregarismo com algum tempo de silêncio, reflexão e quietude. Afinal, as qualidades lentas e pesadas dos meses de inverno oferecem uma rara oportunidade de recuar e verificar como estamos.

Rotina diária para o inverno

Comece o dia com uma rotina matinal curta, mas revigorante. Dormir um pouco mais tarde é permitido no inverno, mas você se sentirá mais revigorado e motivado se acordar cedo. Raspe a língua e escove os dentes.  Trate sua pele com uma massagem com óleo quente com o óleo de sua escolha. Em seguida, tome um banho quente. Depois disso, você pode beber um pouco de água morna para ativar o sistema digestivo. Sacuda qualquer lentidão com alguns exercícios matinais ou yoga. Vista-se com cores vivas e quentes, como vermelhos e laranjas, e sempre cubra as orelhas, o pescoço e a cabeça com um lenço ou chapéu se estiver ao ar livre no frio. Pule as sonecas diurnas; as longas e escuras horas da noite proporcionam um ambiente perfeito para você relaxar. Seu corpo também pode tolerar um pouco mais de sono noturno e ou aumento da atividade sexual durante os meses de inverno.

Alimentação no inverno

Na verdade, o inverno é a estação em que o fogo digestivo é mais forte, acendendo a capacidade digestiva. O corpo requer mais combustível para se manter aquecido e saudável nos meses de inverno, e nossos corpos, portanto, anseiam por uma dieta mais nutritiva e substancial nesta época do ano.

Você vai querer se concentrar em comer alimentos quentes, cozidos, ligeiramente oleosos e bem temperados, favorecendo um equilíbrio dos seis sabores.

É melhor reduzir ou evitar alimentos congelados, bem como alimentos frios, úmidos ou excessivamente doces, pesados ou oleosos.

O que comer no inverno

É recomendado comer vegetais quentes como rabanetes, espinafre cozido, cebolas, cenouras e outros vegetais de raiz, assim como temperos mais picantes como alho, gengibre, pimenta-do-reino, pimenta caiena e pimenta malagueta.

Grãos cozidos como aveia, fubá, cevada, tapioca, arroz ou kitchari são ótimos para o café da manhã, e almoços e jantares de vegetais cozidos no vapor, pães de trigo integral e sopas são ideais.

As leguminosas costumam ser boas para kapha, mas devem ser bem cozidas, bem temperadas e enfeitadas com um bocado de ghee para não agravar o vata.

Embora os laticínios sejam mais reduzidos nos meses de inverno, uma xícara de leite quente e temperado com uma pitada de açafrão ou gengibre seco e noz-moscada antes de dormir pode ajudar a encorajar um sono profundo e evitar o aumento de muco. O importante durante do inverno é se manter aquecida e nutrir seu organismo com alimentos quentes.

Aproveite o frio dessa estação para promover encontros mais intimistas, curtir uma lareira, desacelerar e colocar a leitura em dia. Seja como for, nada é mais gostoso do que curtir o frio na companhia de quem gostamos.

Deixe um comentário