6 livros que toda empreendedora de sucesso deve ler

Post por
Tempo de Leitura: 3 minutos

Desembarque no mundo do empreendedorismo e aprimore suas práticas com estes 6 livros para empreendedoras de sucesso.

No mundo corrente, caracterizado pela alta competitividade, globalização e grandes inovações tecnológicas, o empreendedor deve, mais do que nunca, estar atento às oportunidades, sejam elas de negócios, de aprendizados ou até mesmo de crescimento pessoal.

1. #VQD: Vai Que Dá! – Joaquim Castanheira

O autor, que consagrou sua carreira no jornalismo econômico e foi editor e diretor de revistas como Exame e IstoÉ Dinheiro, narra dez cases de sucesso de empreendedores brasileiros que conseguiram tornar sonhos grandes em empresas inovadoras e de alto impacto. Nesse contexto, Castanheira apresenta os desafios, erros e obstáculos que marcaram a trajetória de cada um dos negócios retratados, e seus relatos nos fazem repensar sobre o melhor caminho a percorrer, de modo a otimizar as relações de trabalho, gerir recursos financeiros e ter paixão por fazer o melhor, sempre.

2. O Segredo de Luísa – Fernando Dolabela

Fernando Dolabela, fundador do World Entrepreneurship Fórum (França) e criador e coordenador de um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil, traz em seu best-seller “O Segredo de Luísa” um romance didático focado em empreendedorismo, que foi inspirado em sua vasta experiência na área. A partir daí, nasce então uma narrativa que descreve com riqueza de detalhes e ensinamentos toda a trajetória de Luísa frente à construção de sua fábrica, evidenciando o processo do empreendimento, desde a formação da ideia, marketing, finanças, até a elaboração do plano de negócios.

3. A Mentalidade do Fundador – Chris Zook, James Al len

Em 90% dos casos, o ambiente interno explica o fato de que a maioria das empresas não conseguem cumprir com suas metas de crescimento. É partindo dessa premissa que os autores nos apresentam três tipos de crises que podem abalam seu crescimento – Overload, Stall Out e Free Fall – e, nos aconselham como evitá-las, deve-se focar no core business, isto é, ter uma missão insurgente, bem como difundir a cabeça do dono por toda a corporação e envolver sua linha de frente.

4. O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

Antes de tirar as ideias do papel e abrir o próprio negócio, é de suma importância que você conheça e compreenda quais os principais desafios de se empreender, isso porque este se trata de um processo complexo, que consiste em inúmeros obstáculos a serem superados. Essa leitura realista e instrutiva te ajudará a encontrar respostas baseadas em experiências que servem como fonte de ensinamentos e inspiração para mover o empreendimento rumo ao sucesso.

5. O Catador de Sonhos – Geraldo Rufino

Enxergar-se em situações de absoluto sucesso pessoal, pensar grande, ter entusiasmo, positividade e confiança são fatores condicionantes e imprescindíveis ao êxito de empreendedores. Esta é a premissa do best-seller brasileiro “O Catador de Sonhos”, que foi escrito por Geraldo Rufino. Hoje, sua organização é referência no segmento de atuação e possui faturamento superior a R$50 milhões por ano. Mas como ele conseguiu esse feito? Com otimismo, determinação, superação e outros princípios que você encontra no livro.

6. Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho – Thiago Nigro

Em seu primeiro livro, Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Por meio de dados e de sua própria experiência como investidor e assessor, Nigro mostra que a riqueza é possível para todos – basta estar disposto a aprender e se dedicar.

Carla Mallet
Copywriter

Deixe um comentário