Mindfulness no climatério

Post por
Tempo de Leitura: 3 minutos

Como o Mindfulness pode te ajudar no climatério.

O climatério é uma fase nova na vida da mulher e com ele surgem muitas dúvidas e novas situações pelas quais precisamos nos adequar. O Mindfulness ou Atenção Plena (em português), pode nos ajudar a superar algumas dessas situações de forma mais clara e equilibrada.

Mindfulness ou Atenção Plena (em português), designa um estado mental caracterizado pela autorregulação da atenção para a experiência presente. A Atenção Plena prega que através de uma atitude aberta e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam em nossa mente consciente – ou seja, todo tipo de pensamentos, recordações, sensações, emoções e outros sejam percebidos no campo da atenção e aceitos como são. A prática da Atenção Plena se dá através de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo ao indivíduo uma ampla tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.

Mas como a Atenção Plena pode ajudar no climatério?

Em um estudo publicado no periódico Climacteric The Journal of the International Menopausa Society, da @mayoclinic, que envolveu mais de 1.700 mulheres com idades entre 40 e 65 anos, as participantes preencheram questionários sobre seu nível de sintomas da menopausa e também com dados que poderiam classificar seus níveis percebidos de atenção plena. Os pesquisadores descobriram que essa relação era inversamente proporcional: quanto maior a atenção plena, menos sintomas da menopausa as afligiam.

No climatério é comum sentirmos irritabilidade, ansiedade e até mesmo depressão, a Atenção Plena pode nos ajudar a controlar melhor estes sintomas nos trazendo bem estar e disposição.
A boa notícia é que o estado de mindfulness é uma técnica que pode ser aprendida.
A Dra. Richa Sood, principal autora do estudo conduzido pela Mayo Clinic,, dá algumas dicas de como começar:

  1. Preste atenção. É difícil desacelerar e perceber as coisas em um mundo agitado. Tente reservar um tempo para experimentar seu ambiente com todos os seus sentidos – toque, audição, visão, olfato e paladar.
  2. Viva o momento. Tente trazer intencionalmente uma atenção aberta, receptiva e perspicaz para tudo o que você faz. Encontre alegria em prazeres simples.
  3. Aceite-se. Trate-se como trataria um bom amigo.
  4. Concentre-se na sua respiração. Quando tiver pensamentos negativos, tente sentar, respire fundo e feche os olhos. Concentre-se na sua respiração enquanto ela entra e sai do seu corpo. Sentar e respirar por apenas um minuto pode ajudar.

As dicas parecem simples, mas muitas vezes, com a correria do dia, nos perdemos em tarefas e compromissos e esquecemos de respirar profundamente, de fazer uma pausa para desacelerar.

Portanto, se você não estiver conseguindo se conectar as suas emoções e entorno não se preocupe, há inúmeros livros, podcasts e aplicativos para celular que nos ensinam e conduzem a um estado mais presente. É só tirar uns minutinhos para você e começar!

Deixe um comentário